1 de novembro de 2012

As Três Mensagens Angélicas‎ - ‎Primeira Mensagem‎ 5ª Parte de 07

As Três Mensagens Angélicas‎ > ‎Primeira Mensagem‎ <

Jesus, o Advogado


"(...) se alguém pecar, temos como Advogado, junto do Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados. E não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (I João 2:1-2BJ). "Por isso é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dEle, se aproximam de Deus, visto que Ele vive para sempre para interceder por eles." (Hebreus 7:25 BJ).

"Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim Alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade." (Hebreus 4:14-16 NVI).

Ao abrirem-se os livros de registro no juízo, é passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus. Começando pelos que primeiro viveram na Terra, nosso Advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva, finalizando com os vivos. Todo nome é mencionado, cada caso minuciosamente investigado. Aceitam-se e rejeitam-se nomes. Quando alguém tem pecados que permanecem nos livros de registro, para os quais não houve arrependimento nem perdão, seu nome é omitido do livro da Vida, e o relato de suas boas ações é apagado do livro memorial de Deus (Malaquias 3:16 cf. Ezequiel 33:13). O Senhor declarou a Moisés: "Riscarei do Meu livro todo aquele que pecar contra Mim." (Êxodo 32:33 cf. Apocalipse 3:5). Contudo, não é o objetivo de Deus que isso ocorra:
"Teria Eu algum prazer na morte do ímpio? (...) Ao contrário, acaso não Me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver? Se, porém, um justo se desviar de sua justiça, e cometer pecado e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, deverá ele viver? Nenhum de seus atos justos será lembrado! Por causa da infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá." (Ezequiel 18:23-24NVI).
Todos os que verdadeiramente se arrependeram do pecado e pela fé rogaram pelo sangue de Cristo, como seu sacrifício expiatório, tiveram o perdão acrescentado ao seu nome, nos livros do Céu. Tornando-se eles participantes da justiça de Cristo, e verificando-se estar o caráter em harmonia com a lei de Deus (Romanos 2:13 cf. Mateus 19:16-19), seus pecados serão riscados e eles próprios havidos por dignos da vida eterna.
"Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e direito, ele salvará sua vida. Por considerar todas as ofensas que cometeu e se desviar delas, ele com certeza viverá; não morrerá. Não se terá lembrança de nenhuma das ofensas que cometeu. Devido às coisas justas que tiver feito, ele viverá." (Ezequiel 18:21-22 NVI).
O Senhor declara pelo profeta Isaías: "Sou Eu, Eu mesmo, Aquele que apaga suas transgressões, por amor de Mim, e que não se lembra mais de seus pecados." (Isaías 43:25 NVI cf. Miquéias 7:18-20Hebreus 8:10-12). Disse Jesus: "O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da Vida, mas o reconhecerei diante do Meu Pai e dos Seus anjos. (Apocalipse 3:5 NVI). Quem, pois, Me confessar diante dos homens, Eu também o confessarei diante do Meu Pai que está nos céus. Mas aquele que Me negar diante dos homens, Eu também o negarei diante do Meu Pai que está nos céus." (Mateus 10:32-33 NVI).

Enquanto Jesus faz a defesa dos súditos de Sua graça, Satanás acusa-os diante de Deus como transgressores. O grande enganador procurou levá-los ao ceticismo, fazendo-os perder a confiança em Deus, separá-los de Seu amor e violar Sua lei. Agora aponta para o relatório de suas vidas, para os defeitos de caráter e dessemelhança com Cristo que desonraram a seu Redentor. Indica todos os pecados que ele mesmo os tentou a cometerem e, por causa disto, os reclama como seus súditos (Apocalipse 12:10).

Jesus não lhes justifica os pecados, mas apresenta o seu arrependimento e fé, e, reivindicando o perdão para eles, ergue as mãos feridas perante o Pai e os santos anjos, dizendo: "Conheço-os pelo nome. Gravei-os na palma de Minhas mãos(a). Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." (Salmos 51:17 NVI). E ao acusador de Seu povo, declara: "O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?"(b) (Zacarias 3:2 RA cf.Judas 1:9). Cristo vestirá Seus fiéis com Sua própria justiça, para que os possa apresentar a Seu Pai "como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável" (Efésios 5:27 NVI). Seus nomes permanecem registrados no livro da Vida, e ao lado de Cristo andarão "vestidos de branco, pois são dignos" (Apocalipse 3:4 NVI).

No culto típico, o sumo sacerdote, havendo feito expiação por Israel(c), saía e abençoava a congregação. "Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam." (Hebreus 9:28 NVI). Abençoará com a vida eterna Seu povo que O espera (Apocalipse 22:12-14).

Assim como o sumo sacerdote, ao remover do santuário os pecados confessava-os sobre a cabeça do bode emissário(d), semelhantemente Cristo porá todos esses pecados sobre Satanás, o originador e instigador do mal. O bode emissário, levando os pecados de Israel, era enviado à "terra solitária" (Levítico 16:22); de igual modo Satanás, levando a culpa de todos os pecados que induziu o povo de Deus a cometer, estará durante mil anos circunscrito à Terra, que então se achará desolada sem moradores, e ele sofrerá finalmente a pena completa do pecado no fogo que destruirá todos os ímpios (Apocalipse capítulo 20). Assim o grande plano da redenção atingirá seu cumprimento na extinção final do pecado e no livramento de todos os que estiverem dispostos a renunciar ao mal.

Cada qual tem um caso pendente no tribunal de Deus. Cada um há de defrontar face a face o grande Juiz. A intercessão de Cristo no santuário celestial, em prol do homem, é tão essencial ao plano da redenção, como o foi Sua morte sobre a cruz. Pela Sua morte iniciou essa obra, para cuja conclusão ascendeu ao Céu, depois de ressurgir. Ali se reflete a luz da cruz do Calvário. Ali podemos obter intuição mais clara dos mistérios da redenção. A salvação do homem se efetua a preço infinito para o Céu; o sacrifício feito é igual aos mais amplos requisitos da violada lei de Deus. Jesus abriu o caminho para o trono do Pai, e por meio de Sua mediação pode ser apresentado a Deus o desejo sincero de todos os que a Ele se chegam pela fé.

"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia." (Provérbios 28:13 NVI). Se os que escondem e desculpam suas faltas pudessem ver como Satanás exulta sobre eles, como escarnece de Cristo e dos santos anjos, pelo procedimento deles, apressar-se-iam a confessar seus pecados e deixá-los.

Por meio dos defeitos do caráter, Satanás trabalha para obter o domínio de toda a mente, e sabe que, se esses defeitos forem acariciados, será bem-sucedido. Portanto, está constantemente procurando enganar os seguidores de Cristo com seu fatal sofisma de que lhes é impossível vencer. Mas Jesus apresenta em favor de Seu povo as Suas mãos feridas, Seu corpo moído; e declara a todos os que desejam segui-Lo: "Basta-te a Minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder." (II Coríntios 12:9 BJ). "Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque Sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve." (Mateus 11:29-30BJ). Ninguém, pois, considere incuráveis os seus defeitos. Deus concederá fé e graça para vencê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer seu comentário. Critique, dê sugestões e, se for o caso, elogie!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES | NOTIFICAÇÕES

1. Os comentários aqui exibidos refletem, exclusivamente, as opiniões isoladas dos visitantes do blog.
2. O editor e o criador deste blog não se responsabilizará, em hipótese nenhuma, por quaisquer danos que, por ventura, estes venham causar, a quem quer que seja.
3. Mensagens que não tenham relação com o conteúdo da postagem não serão toleradas.

Obrigado pela compreensão!

ROCHA WEBDESIGNER