18 de outubro de 2012

Por que preciso da igreja?


A igreja nos aperfeiçoa – Em um mundo onde tudo é feito para ser imediato, onde a perseverança e a resistência parecem muito antiquadas, a igreja é o lugar em que Deus pode nos refinar. A palavra remanescente significa o que resta. O ouro é o que resta das grandes quantidades de minério bruto em fornos de fundição. Todas as impurezas são queimadas – somente o ouro puro permanece.
Deus tem um trabalho especial para a igreja do fim dos tempos – Deus sempre teve um remanescente ao longo da história. Durante os tempos de apostasia em Israel, sempre houve um remanescente. Mais tarde, a Reforma protestante chamou um remanescente para fora do sistema da velha igreja decadente. Frequentemente nos referimos à Igreja Adventista do Sétimo Dia como sendo a igreja remanescente. Biblicamente falando, é o que somos (Apocalipse 12:17), mas nos esconder atrás de um nome não nos faz um remanescente. O silencioso e individual sistema de purificação de Deus continua na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Deus ainda está separando o ouro das impurezas. Deus prometeu levar a igreja através do processo de purificação, com ou sem nós. Por fazer parte da igreja, convido a Deus para que me aperfeiçoe a fim de que me torne parte dos remanescentes.

A igreja faz você parte de algo grande– É muito maior do que a rede mundial de computadores. A ideia de igreja remonta à história da criação e nos conduz para a eternidade. Ela nos ajuda a superar a crescente percepção de isolamento que devora comunidades inteiras no mundo ocidental. Não estamos sozinhos, mas fazemos parte de algo maior. Esse é um conceito-chave que precisa ser enfatizado. A comunidade não é uma opção, mas uma obrigação, a fim de sobreviver à crise que se estende diante de nós. Nesse contexto, é importante notar o último livro da Bíblia, descrevendo cenas tanto na Terra quanto no Céu, que utiliza com frequência imagens de grupo, enfatizando o conceito de comunidade ao invés de um individualismo.

A igreja, como a salvação, não é uma ideia humana, mas é ideia de Deus. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, bem como na história da igreja, Deus tem chamado pessoas a vir e ser parte de uma comunidade que Ele está refinando. Essa comunidade – a Sua igreja – foi chamada à existência para estender o convite para as pessoas de “toda nação, tribo, língua e povo” (Apocalipse 14:6) a seguir o Cordeiro. Ela nos lembra que, juntos, podemos nos preparar para fazer parte da comunidade celestial. A igreja é definitivamente o lugar para se estar! 

Chantal J. Klingbeil (Mestre em Filosofia. Universidade de tellenbosch, África do Sul) é mãe, professora, editora e escritora. Viveem Silver Spring, Maryland, EUA. É casada com Gerald A. Klingbeil (Doutor em Línguas, Universidade de Stellenbosch, África do Sul), editor-associado das revistas Adventist World e Adventist Review da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, bem como professor de pesquisa do Antigo Testamento e de Estudos do Oriente Próximo na Universidade Andrews.

Fonte: Revista Diálogo Universitário 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer seu comentário. Critique, dê sugestões e, se for o caso, elogie!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES | NOTIFICAÇÕES

1. Os comentários aqui exibidos refletem, exclusivamente, as opiniões isoladas dos visitantes do blog.
2. O editor e o criador deste blog não se responsabilizará, em hipótese nenhuma, por quaisquer danos que, por ventura, estes venham causar, a quem quer que seja.
3. Mensagens que não tenham relação com o conteúdo da postagem não serão toleradas.

Obrigado pela compreensão!

ROCHA WEBDESIGNER