11 de outubro de 2012

Estudo Nº 05 - A Queda e Redenção do Homem

Estudos Bíblicos
1. O que se declara ser o pecado?
"Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei: porque o pecado é a transgressão da lei" (I S. João 3:4).
2. O que precede a manifestação do pecado?
"Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado" (Tia. 1:15, prim. Parte).
3. Qual é o resultado final ou fruto do pecado?
"E o pecado, uma vez consumado, gera a morte!” (Tia. 1:15, última parte). "Porque o salário do pecado é a morte!” (Rom. 6:23).
4. A quantos do gênero humano passou a morte, como resultado da transgressão de Adão?
"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram" (Rom. 5:12). "Porque assim como em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo" (I Cor. 15:22).
5. Como foi a própria Terra atingida pelo pecado de Adão?
"Maldita é a terra por tua causa: em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo" (Gên. 3:17 e 18).
6. Que outra maldição foi pronunciada como resultado do primeiro assassínio?
"Disse o Senhor a Caim: ... És agora, pois, maldito por sobre a terra cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo não te dará ele a sua força!” (Gên. 4:9-12).
7. Que juízo terrível veio em conseqüência do contínuo pecado e transgressão contra o Senhor?
"Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da Terra o homem que criei,... Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens." "Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a Terra... Nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram" (Gên. 6:7-13; 7:6-11).
8. Depois do dilúvio, o que sobreveio em conseqüência de uma posterior apostasia?
"Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo: agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.Vinde, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Destarte o Senhor os dispersou dali pela superfície da Terra; e cessaram de edificar a cidade" (Gên. 11:5-8).
9. De que forma o pecado afetou toda a criação?
"Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora!” (Rom. 8:22).
10. O que explica a aparente demora de Deus em tratar com o pecado?
"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (II S. Ped. 3:9).
11. Qual é a atitude de Deus para com o pecador?
"Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei-vos e vivei" (Ezeq. 18:32).
12. Pode o homem, por si mesmo, libertar-se do domínio do pecado?
"Pode acaso o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal!” (Jer. 13:23).
13. Que parte desempenha a vontade do homem em determinar se ele receberá a vida?
"O Espírito e a noiva dizem:Vem. Aquele que ouve diga:Vem. Aquele que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Apoc. 22:17).
14. Até que ponto sofreu Cristo pelos pecadores?
"Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados" (Isa. 53:5).
15. Com que propósito Se manifestou Cristo?
"Sabeis também que Ele Se manifestou para tirar os pecados, e nEle não existe pecado... Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto Se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo" (I S. João 3:5-8).
16. Qual foi a finalidade de haver Cristo tomado a forma humana?
"Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também Ele, igualmente, participou, para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo!” (Heb. 2:14).
17. Que coro triunfante porá fim ao reino do pecado?
"Então ouvi que toda criatura que há no Céu e sobre a Terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Aquele que está sentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos!” (Apoc. 5:13).
18. Quando e de que maneira serão removidos os efeitos do pecado?
"Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados; também a Terra e as obras que nela existem serão atingidas!” (II S. Ped. 3:10).
19. Como terminará a maldição da confusão das línguas?
"Então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e O sirvam de comum acordo" (Sof. 3:9).
20. Até que ponto serão removidos os efeitos do pecado?
"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram!” (Apoc. 21:4)."Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os Seus servos O servirão" (Apoc. 22:3).
21. Aparecerão outra vez o pecado e os seus maus resultados?
"Que pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia!” (Naum 1:9). "E a morte já não existirá!' "Nunca mais haverá qualquer maldição!' (Apoc. 21:4; 22:3).
Ninguém pode pôr em dúvida a existência do pecado. O ser ele permitido tem perturbado muitas mentes. Mas Aquele que pode das trevas tirar luz (II Cor. 4:6), a cólera do homem tornar em louvor (Sal. 76:10), transformar a maldição em bênção (Deut. 23:5), pode do mal tirar bem, e fazer de erros e quedas degraus que conduzam a um terreno mais elevado.

O Céu será mais feliz depois das dores deste mundo. "As dores relembradas aumentam a alegria presente", diz Roberto Pollock, em O Curso do Tempo, pág. 29. No resultado final ver-se-á que todas as coisas contribuíram para o bem daqueles que amam a Deus. Rom. 8:28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer seu comentário. Critique, dê sugestões e, se for o caso, elogie!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES | NOTIFICAÇÕES

1. Os comentários aqui exibidos refletem, exclusivamente, as opiniões isoladas dos visitantes do blog.
2. O editor e o criador deste blog não se responsabilizará, em hipótese nenhuma, por quaisquer danos que, por ventura, estes venham causar, a quem quer que seja.
3. Mensagens que não tenham relação com o conteúdo da postagem não serão toleradas.

Obrigado pela compreensão!

ROCHA WEBDESIGNER