27 de janeiro de 2013

A Banalização da Fé Cristã nos Quadrinhos


Existem poucas pessoas verdadeiramente convertidas a Jesus Cristo no mundo. Mesmo nos países chamados cristãos, a maioria das pessoas não são exatamente cristãs. Elas apenas vivem dentro de uma cultura com elementos cristãos, mas não conseguem internalizar esses elementos de forma que provoque mudança de vida.  A Cultura cristã é como o folclore ou como os filmes de Hollywood: as vezes muda, as vezes não muda o pensamento pessoal. De maneira nenhuma pode mudar uma vida inteira e nem conceder a vida eterna, que é o que Jesus promete para seus seguidores.

Esse processo em que elementos cristãos estão presentes em uma sociedade que não é exatamente cristã, provoca dano a mensagem pura da Bíblia. Os conceitos, termos e referências bíblicas são usados para aprimorar obras de ficção. E isso não serve para evangelizar ou engrandecer a obra original. Muito pelo contrário, muitas pessoas nem sabem o que tais referências significam; muitas vezes nem sabem de onde foram emprestadas. Apenas os cristãos ou pessoas seculares que já estiveram ligadas a fé  entendem a referência, quando as veem tirados de contexto.

Termos da fé cristã podem ser encontrados em todos os quadrinhos americanos: Exemplo: várias Sagas dos X-Men usam termos da Bíblia: A Era do Apocalipse, Complexo de Messias, Segundo Advento e Guerra Messiânica. Sagas são Histórias que duram meses e com consequências que se estendem por anos. Vejamos as capas:

x men era do apocalipse
x-men-complexo-de-messias
x men segundo advento

x-men guerra messianica

Também podemos encontrar histórias menores, mas com outras referências a termos bíblicos. A seguir: pecado original, criação do mundo e trindade:

x-men pecado
Superman Criador

Trindade referencia biblica

Os quadrinhos também deram nomes bíblicos a vários personagens. Em Superman temos o vilão GOG (referência a um povo que se colocará contra Deus). Em X-Men, Azazel (referência ao Lúcifer no Ritual do Santuário do Deserto):

Superman e Gog

Mutante Azazel da Marvel

Qual a lição de tudo isso? A lição que tiramos é que as melhores histórias do mundo estão na Bíblia. Se não fosse assim, a cultura não as usaria como pano de fundo para escrever suas histórias de ficção. Quando se está com falta de imaginação, muitos não cristãos e até cristãos recorrem a Bíblia em busca de inspiração para seu próximo trabalho. Só temos que tomar cuidado com esses trabalhos sincretistas. Nunca ouvimos falar de alguém que tenha se tornado cristão e permanecido cristão, lendo X-Men.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer seu comentário. Critique, dê sugestões e, se for o caso, elogie!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES | NOTIFICAÇÕES

1. Os comentários aqui exibidos refletem, exclusivamente, as opiniões isoladas dos visitantes do blog.
2. O editor e o criador deste blog não se responsabilizará, em hipótese nenhuma, por quaisquer danos que, por ventura, estes venham causar, a quem quer que seja.
3. Mensagens que não tenham relação com o conteúdo da postagem não serão toleradas.

Obrigado pela compreensão!

ROCHA WEBDESIGNER