4 de dezembro de 2012

Estudo 11 - Capítulo 06 - Uma segunda chance na vida.

Estudos Bíblicos
Depois de viver a maior parte de sua vida sendo budista, perguntaram a um senhor idoso que vivia em Singapura: "Sr. Lim, na sua opinião, qual a diferença entre ser budista e ser cristão?".
"Isso é fácil", respondeu ele. "Desde que aceitei Jesus como meu Salvador, tenho usufruído uma grande paz em meu coração".
É isso o que a acontece quando centralizamos nossa vida em Cristo.
"Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti". Isaías 26:3 Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a edição. (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).
Viver uma vida cristã resulta numa paz perfeita - um sentimento de segurança e bem estar.
Aqueles que fazem essa descoberta encontram a única forma de ter uma segunda chance na vida - Jesus!

1. O QUE SIGNIFICA PARA ALGUÉM PERDIDO SER SALVO

É possível para uma pessoa fisicamente morta estar passando pelo que alguns chamam de fase boa na vida, e ainda assim estarem mortas - isso é, espiritualmente mortas.
"VOCÊS ESTAVAM MORTOS EM SUAS TRANSGRESSÕES E PECADOS, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o ESPÍRITO [MAU] QUE AGORA ESTÁ ATUANDO nos que vivem na desobediência". Efésios 2:1, 2
Satanás conduz uma pessoa espiritualmente mortal numa espiral descendente de pecado e desobediência. A maravilhosa verdade do evangelho é que Deus ama tais pessoas que vivem condenadas. Ele lhes ama enquanto elas ainda estão mortas em pecado, e lhes oferece uma libertação total e completa do seu destino.
"Todavia, Deus que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, DEU-NOS A VIDA COM CRISTO, QUANDO AINDA ESTÁVAMOS MORTOS EM TRANSGRESSÕES... para mostrar... a incomparável riqueza de Sua graça, demonstrada em Sua bondade para conosco em Cristo Jesus". Efésios 2:4-7
Deus nos amou quando não tínhamos nada que merecesse tal amor. Sua graça cria em nós uma nova vida em Cristo. Não podemos mudar a nós mesmos, mas Deus pode. Quando vamos a Ele com fé e submissão, Ele nos dá uma segunda chance na vida de presente.

2. DE QUE PRECISAMOS SER SALVOS?
(1) PRECISAMOS SER SALVOS DO PECADO.
"Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Romanos 3:23
Para colocar isso em palavras claras: não vivemos de acordo com o que sabemos ser o correto. Um pai sob estresse pode explodir e ferir emocionalmente um filho. Uma pessoa pode ficar irritada com a maneira de dirigir de outra pessoa e quase causar um acidente no trânsito. Um estudante pode ficar ressentido e murmurar algumas palavras ruins sobre outro estudante. Um homem de negócios pode fazer de conta que "esqueceu" um determinado valor em sua declaração de imposto de renda. "Todos pecaram": Essa é a condição humana.

Como a Bíblia define o pecado?
"Toda injustiça é pecado". I João 5:17
Precisamos ser salvos de todos os tipos de maus hábitos e compulsões: mentira, ódio, abuso, luxúria, amargura, dentre outros.

"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei". I João 3:4
Portanto, precisamos ser salvos do pecado - a quebra dos mandamentos de Deus.
(2) PRECISAMOS SER SALVOS DA QUEBRA DO RELACIONAMENTO COM DEUS
"Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dEle". Isaías 59:2
Pecados não perdoados impedem nosso relacionamento com Deus. Cristo veio para restaurar a confiança em Deus que Satanás havia arruinado.
(3) PRECISAMOS SER SALVOS DA MORTE ETERNA - A PENALIDADE DO PECADO
"O pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram". Romanos 5:12
(4) PRECISAMOS SER SALVOS DE UMA VIDA DE PECADO, INFELIZ E VAZIA
Para o pecador, a vida é um beco sem saída.
(5) PRECISAMOS SER SALVOS DE UM MUNDO DE PECADO
Precisamos ser resgatados de um mundo cheio de pecado e suas conseqüências - misérias, dores de cabeça, solidão, guerra, doença, e morte!
3. QUEM PODE NOS SALVAR?
Apenas Jesus pode nos salvar.

(1) JESUS PODE NOS LIBERTAR DO PECADO.
"Você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados". Mateus 1:21
Um homem hindu disse a seu amigo cristão: "Eu encontro muitas coisas no hinduísmo que não encontro no cristianismo, mas tem uma coisa no cristianismo que o hinduísmo não tem: um Salvador". O cristianismo é a única religião no mundo que oferece um Salvador às pessoas.
(2) JESUS PODE NOS SALVAR DE NOSSO RELACIONAMENTO ROMPIDO COM DEUS
"Vocês estavam sem Cristo... sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo". Efésios 2:12, 13

Jesus é o Amigo mais perfeito com o qual podemos desenvolver um relacionamento íntimo. Ele gosta muito de nos motivar a alcançar o nosso melhor. "Mediante o sangue de Cristo" nossa vida passada de pecados é perdoada, e dia a dia Ele nos recebe, nos dá poder para vencermos o pecado, e para vivermos Sua vida perfeita. Sabemos que Ele estará ao nosso lado para nos levantar sempre que cairmos. A resposta que damos a Ele é cultivar um amor que produza uma vida que O agrada.
(3) JESUS PODE NOS SALVAR DA MORTE ETERNA - A PENALIDADE DO PECADO
"Pois o salário do pecado é a morte [eterna], mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". Romanos 6:23
Somos transgressores da lei e condenados à morte. A penalidade para o pecado é a morte. Jesus nos salva da morte eterna, e nos dá a vida eterna.
"Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores". Romanos 5:8.

Por causa de Seu amor que nunca falha, Jesus "morreu em nosso favor". E por ter morrido por nós e sofrido todas as conseqüências do pecado, Deus pode perdoar e aceitar os pecadores sem precisar ser complacente com o pecado.
(4) JESUS PODE NOS SALVAR DE UMA VIDA DE PECADO E INFELICIDADE
"Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo". II Coríntios 5:17 (Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Não podemos salvar a nós mesmos do pecado ou mudar nossa natureza por nossas próprias forças, da mesma forma que leão pode decidir se tornar uma ovelha (Romanos 7:18). O pecado simplesmente é mais forte que nossa força de vontade. Mas Cristo é capaz de nos fortalecer "no íntimo do [nosso] ser com poder, por meio do Seu Espírito" (Efésios 3:16). Ele trabalha para trocar nossos hábitos destrutivos por Suas qualidades saudáveis: amor, paz, alegria, bondade, domínio próprio (Gálatas 5:22, 23). Cristo vive Sua vida através de nós, e recebemos a cura e a restauração espirituais e uma nova vida.

Haroldo Hughes havia desistido de mudar de vida. Ele havia tentado desesperadamente parar de beber durante muito tempo. Ele sabia muito bem que a batalha contra a garrafa havia transformado a vida de sua esposa e suas duas filhas num inferno que já durava dez anos. Por isso, ele entrou em sua banheira, numa manhã de inverno, e colocou o cano do revólver dentro de sua boca. Antes de puxar o gatilho, ele decidiu que seria melhor esclarecer algumas coisas com Deus. Aquela oração se transformou num apelo longo e entrecortado por lágrimas, pedindo a ajuda de Deus.
E Deus se fez presente. Haroldo Hughes fez um compromisso com Cristo e acho em Deus a força espiritual para perseverar em suas decisões. Ele parou de beber terminantemente, e se tornou um marido e pai amável e confiável. Ele prosseguiu sua vida e acabou conseguindo um lugar no Senado Federal dos Estados Unidos. Haroldo Hughes descobriu o maior poder transformador do mundo - Jesus!
(5) JESUS PODE NOS SALVAR DE UM MUNDO DE PECADO
As próximas quatro lições de estudos das DESCOBERTAS BÍBLICAS explicarão como isso acontece.
4. SOMOS SALVOS QUANDO DAMOS TRÊS PASSOS SIMPLES
PRIMEIRO PASSO: Peça a Cristo para lidar com o pecado em sua vida.
Qual é nosso papel para nos livrarmos da vida de pecado?
"Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados". Atos 3:19
"A BONDADE DE DEUS O LEVA AO ARREPENDIMENTO". Romanos 2:4
"A TRISTEZA OS LEVOU AO ARREPENDIMENTO". II Coríntios 7:9
Arrependimento é simplesmente sentir remorso por nossa vida passada de pecado, e então se afastar do pecado, fazendo uma quebra nos velhos hábitos, práticas e atitudes. Não é remorso simplesmente por temermos a punição, mas é uma resposta à "bondade de Deus" que levou Jesus a morrer em nosso lugar por nossos pecados. Rejeitamos o pecado porque ele é ofensivo a Deus.
Quando experimentamos uma nova vida com Cristo, deveríamos, tanto quanto possível, acertar nossos erros do passado (Ezequiel 33:14-16).
Qual é a função de Deus em nos tirar da nossa velha vida de pecados?
Tanto o arrependimento quanto o perdão são dons de Deus para nós.
"Deus O exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e salvador, para DAR a Israel ARREPENDIMENTO E PERDÃO DOS PECADOS" Atos 5:31
E, quando nos arrependemos, um Salvador cheio de amor perdoa nossos pecados, limpa-nos do mal, e joga nossa vida antiga nas profundezas no oceano.
"SE CONFESSARMOS os nosso pecados, ELE É FIEL e justo para PERDOAR OS NOSSOS PECADOS e NOS PURIFICAR de toda injustiça". 1 João 1:9 (Ver também Miquéias 7:18, 19).
Não há pecado tão terrível que o Salvador que morreu por nós na cruz do Calvário não possa perdoar. Uma pessoa que confia em Jesus precisa apenas pedir Seu perdão. A morte de Cristo por nós não é suficiente para nos perdoar até que peçamos perdão. Sem dúvida nenhuma que nossos pecados contribuíram para enfiar os pregos nas mãos e pés de Cristo. Ainda assim, Jesus está mais disposto do que imaginamos a que aceitemos Seu dom do perdão e da reconciliação.

Chegou aos ouvidos de um jovem, que havia fugido de casa, que sua mãe estava morrendo. As notícias fizeram com que ele ficasse cheio de remorso por causa do relacionamento rompido. Correndo para casa, ele entrou rapidamente no quarto e se jogou na cama de sua mãe. Com lágrimas correndo pelo seu rosto, ele implorou para que ela o perdoasse.
Ela o trouxe mais para perto e sussurrou: "Filho, eu teria te perdoado há muito tempo, se você simplesmente tivesse pedido".
Se você se afastou de Deus, ou se você ainda não veio à Ele, por favor, pense sobre o quão desejoso está seu amável Pai Celestial em dar as boas vindas para você em Seu lar. Ele quer mais do que qualquer outra coisa que você aceite Sua oferta de perdão. Jesus ama você. Ele morreu por você. Ele está sempre desejoso de perdoar você. Portanto, responda ao Seu convite gracioso e arrependa-se. Confesse seus pecados. Creia simplesmente que Deus perdoa você, e Ele o fará. Confie nEle! Confie em Suas promessas.
SEGUNDO PASSO: Receba uma nova vida em Jesus
Sua parte em receber uma nova vida em Jesus é crer que Jesus realmente salvou você. Aceite sem duvidar o fato de que Ele perdoou e purificou você, que Ele apagou sua antiga vida de pecado, e lhe deu uma vida inteiramente nova e transformada.
"Aos que... creram em Seu nome, deu-lhes direito [poder, autoridade, privilégio] de se tornarem filhos de Deus". João 1:12
Como filho de Deus, você tem o "direito" de receber uma nova vida em Jesus. Como dissemos, você não pode alcançar isso por você mesmo - isso é um presente do seu Pai celestial! Jesus nos dá uma promessa tão absoluta a fim de tirar toda e qualquer insegurança ou dúvida que tenhamos.
Qual a parte de Deus em nos dar uma nova vida?
"Jesus declarou: 'Digo-lhe a verdade, ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo'". João 3:3
De acordo com Jesus, um pecador arrependido que crê verdadeiramente passa pelo novo nascimento. Isso é um milagre que apenas Deus pode fazer. Ele promete:
"Darei a vocês um CORAÇÃO NOVO e porei um ESPÍRITO NOVO em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne". Ezequiel 36:26
Jesus transforma nosso coração - nossos sentimentos e comportamentos - e habita "em nós" (Colossenses 1:27). Essa nova vida não é apenas uma idéia espiritual interessante; é um fato real, uma ressurreição da morte espiritual para vida e existência totalmente novas.

TERCEIRO PASSO: Viver por Jesus a cada dia
A vida cristã envolve uma rejeição diária do orgulho e uma ligação constante com Jesus como nosso amável Amigo. Crescemos nessa nova vida ao fortalecermos nossa relação com Jesus. Isso significa passar tempo com Ele, estar aberto para se comunicar honestamente com Ele. Deus nos deu cinco auxiliares divinos para ajudarem o nosso crescimento espiritual: estudo da Bíblia, oração, meditação, comunhão com outros cristãos e partilhar nossa experiência com os outros.
Viver com Cristo não significa que nunca cometemos erros. Mas ter a certeza de que quando caímos e pecamos, podemos clamar pelo perdão divino e continuar a caminhar. Significa andar em uma determinada direção, e ter certeza da presença viva e constante de Cristo em nosso coração.
5. A ALEGRIA DA SEGUNDA CHANCE
Haroldo Hughes recebeu muitas honras durante sua distinta carreira como Senador dos Estados Unidos. Contudo, a mais importante para ele ocorreu logo após seu compromisso com Cristo.

Haroldo estava sozinho, estudando a Bíblia certa noite, em sua sala, quando sentiu um pequeno cutucão em seu cotovelo. Ele olhou para o lado. Eram suas duas filhas pequenas, silenciosamente, já vestidas com suas camisolas de dormir, em pé ao lado da poltrona em que ele estava sentado. Ele contemplou-as por algum tempo; elas tinham mudado tanto, e ele tinha perdido muita coisa durante sua devastadora batalha contra a garrafa.
Então Carol, a mais nova, disse: "Papai, viemos lhe dar um beijo de boa noite".
Os olhos do pai se embaçaram. Fazia muito tempo desde a última vez que suas filhas tinham vindo lhe abraçar. Agora, aqueles pares de olhos serenos não expressavam medo algum. O papai tinha finalmente voltado para casa.
Jesus verdadeiramente dá uma segunda chance para as pessoas. Ele pega os casos mais sem esperança e cria maravilhosos recomeços.
O Salvador anseia por ver cada um de nós de volta ao lar. Você já aceitou o convite de amor de Cristo? Receber o perdão de Deus e ser purificado dos pecados é tão simples e profundo quanto abrir seus braços para receber um abraço de uma criança.
Se você ainda não confiou em Cristo como seu Salvador pessoal, você pode fazer isso agora mesmo, orando de maneira semelhante a que se segue:
"Pai, sinto muito por minha vida antiga de pecado. Obrigado por enviar Teu Filho a este mundo para morrer em meu lugar. Jesus, por favor, perdoe meus pecados, entre em minha vida e me salve. Eu quero uma segunda chance na vida -quero ser nascido de novo. Mais que isso, quero estabelecer uma relação diária contigo. Obrigado por fazer esse milagre em mim. Em nome de Jesus, Amém".
Faça essa descoberta maravilhosa: Quando vamos a Jesus, Ele nos salva.

COMO RECEBEMOS UMA NOVA VIDA EM CRISTO

1. Cremos nEle e O recebemos como Salvador e Senhor
2. Estabelecemos um relacionamento com Ele. (Um tempo regular de oração e leitura da Bíblia é vital).
3. Cristo atua, através de Seu Espírito, para substituir nossos hábitos ruins por Suas qualidades boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer seu comentário. Critique, dê sugestões e, se for o caso, elogie!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES | NOTIFICAÇÕES

1. Os comentários aqui exibidos refletem, exclusivamente, as opiniões isoladas dos visitantes do blog.
2. O editor e o criador deste blog não se responsabilizará, em hipótese nenhuma, por quaisquer danos que, por ventura, estes venham causar, a quem quer que seja.
3. Mensagens que não tenham relação com o conteúdo da postagem não serão toleradas.

Obrigado pela compreensão!

ROCHA WEBDESIGNER